Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sonhar adianta alguma coisa?

Pela manhã acordei e fui à praça do lago, beber um suco de laranja e observar um pouco da sua beleza natural, caminhei um pouco, senti a suavidade da brisa, mas o guarda municipal me parou e disse que não era permitido me aproximar muito da orla, para a minha própria segurança. Naquele momento vi a preocupação do meu município comigo. Chegando à empresa multinacional na qual trabalho, imagine só, fui convidado a proferir uma palestra em uma de nossas universidades públicas -certamente não foi na Plataforma Freire- sobre as ações municipais no que diz respeito ao meio ambiente e principalmente quanto a dois projetos, o de reciclagem de lixo e o de revitalização dos nossos igarapés (não é mesmo Raizinho?!). À tarde foi o momento de eu, enquanto representante da empresa que trabalho, fechar um convênio com a prefeitura municipal para a construção de mais uma escola. À noite, minha esposa, eu e nossos filhos fomos ao teatro, pois na noite anterior estivemos no cinema do shopping. Depois do teatro, fomos à Praça da Alvorada, que é bem movimentada e segura, um local muito agradável, com um parquinho para as crianças! Ah tem um chafariz que é lindo com suas luzes mudando de cor conforme a pressão da água (isto somente à noite); nessa praça é comum ter eventos culturais para a comunidade, todos bem organizados. Lembro-me de meus filhos terem comentado da gincana cultural e ambiental que ocorre todos os anos, e que todas as instituições de ensino do município participam, nas quais as provas são feitas nesta praça. Saindo da praça, peguei meu carro e com minha família demos uma volta na cidade, em suas ruas totalmente pavimentadas, com uma iluminação digna de cidade modelo. Ao passarmos por pontos importantes, falava aos meus de como Capitão Poço é maravilhosa, bem administrada, desenvolvida economicamente e culturalmente, sem contar que é uma cidade ambientalmente correta.
Eu me sinto realmente privilegiado e orgulhoso de morar nesta cidade onde os governantes preocupam-se exclusivamente com o bem estar da população, diferentemente de outras cidades por aí.
TRIM... TRIM... TRIM...
Hora de acordar. Mais um dia começou. Era apenas um sonho. Tenho que ir pra prefeitura “trabalhar”. Minha função é apenas puxar o saco e entregar aos trabalhadores da limpeza. Puxo sacolas também.
Já é tarde. Está passando da hora de nós cidadãos acordarmos pra realidade política do nosso município, que está baseada num assistencialismo barato.
O cenário político de uma cidade depende exclusivamente dos seus cidadãos. Então, deixemos de ser meros atores da história e passemos a ser os autores dela.
Se identificou com a ideia do texto? Tem vontade de mudar a realidade pela qual Capitão Poço passa? Então venha participar do Movimento, um espaço democrático para você expor suas ideias.                                                             

8 comentários:

  1. Ai ai se tivessemos isso mesmo. NOssa cidade só de bons administradores

    ResponderExcluir
  2. Hoje no Trabalho foi um dia muito difícil infelizmente. Coincidentemente estava conversando com duas grandes amigas no MSN (Flá... e Hér...) e havia falado no telefone com outros grandes amigos (Ram... e Gui...), estava confidenciando como me sentia decorrentes os fatos ocorridos, e dizia que:
    - Eu queria permanecer no Instituto Federal do Amapá – IFAP, pois sei que futuramente será muito mais fácil me transferir para Capitão Poço, para o futuro Instituto Federal do Pará – IFPA que “será” implantado em nossa cidade (...Sonho meu...), para com isso tentar de forma mais ATUANTE contribuir para a mudança, pois acredito que a academia possui uma responsabilidade muito grande em suas mãos. Sem duvidas é um Instrumento importante de Mudança de Paradigmas.
    Porém, hoje me senti muito TRISTE, OFENDIDO E INJUSTIÇADO, não cabe aqui expressar os motivos, mas sei que meus estímulos para continuar nesse IFT (Instituto Federal Tecnológico), foram “perdidos” por alguns servidores que não se preocupam em buscar o DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
    Por isso tinha decidido tentar passar em outro concurso, (talvez do IBAMA) para ter melhores relações de trabalho, condições econômicas, etc...e sair do IFT – AP, meu portal de retorno para o meu município, (que aonde estiver que esteja meu coração sempre estará lá ).
    Entretanto, após ler o Texto produzido pelo “O Movimento”, que provavelmente fora escrito por uma pessoal que mora no meu coração, cheio de talentos e que terá muito sucesso na vida acadêmica, pessoal e quem sabe Política, chamado Igor da Silva Torres, fiquei muito EMOCIONADO, aonde algumas lágrimas escorreram em meu rosto, lágrimas que serviram para “lavar” as IMPUREZAS, os PENSAMENTOS NEGATIVOS, e estimular a PERSISTÊNCIA, e nutrir a ESPERANÇA que eu tinha “perdido” hoje...
    Portanto, Obrigado...
    E amanhã será mais um dia de trabalho e mais problemas virão, porém tentarei encarar os mesmo de uma forma mais POSITIVA, e lembrar que em Capitão Poço existe uma parcela da população que ainda ACREDITA na mudança.
    E eu por ser integrante da equipe de jovens que está tentando iniciar algo, mais uma vez firmo meu compromisso pára tentar contribuir com o Trabalho desenvolvido pelo “O Movimento”.
    Atenciosamente:
    Raimundo de Moura Rolim Neto
    Professor do IFAP
    raimundo.neto@ifap.edu.br

    ResponderExcluir
  3. É isso aí amigo, as dificuldades existem em qualquer instituição q vc for trabalhar, experiência própria, não desanimes, persista e siga, vai conseguir. E venha pra cá unir forças conosco. Vamos conseguir unidos em torno d uma mesmo objetivo.

    ResponderExcluir
  4. Se não querem nos dá educação com qualidades buscamos esta, se não nos dão saúde com qualidade sobrevivemos do misero que nos proporcionam, se não nos dão saneamento básico, sobrevivemos com o que tem - menos que básico -, porém vou advertir, estão formandos jovens que busacm sua educação sozinhos, que vivem doentes e sem saneamento básico, estão formando pessoas revoltadas com a situação e o pior com poder de conscientização, os resultados podem não ser satisfatórios pra vcs.
    VAMOS NOS UNIR, VAMOS TRABALHAR QUE CONSEGUIREMOS VENCER NO FINAL. Estou com o movimento!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Iniciativa muito legal, o grupo está de parabéns!. Sabemos que se acreditarmos os sonhos podem virar realidade, basta trabalharmos para isso....então façamos a nossa parte.

    ResponderExcluir
  6. Sonhar é bom, mas não é o suficiente. É preciso passar do sonho a ação.
    Vejo no "O MOVIMENTO" o embrião de uma ação concreta para mudar o "status quo" desta cidade.
    Parabens e continuem firmes nesse propósito.

    ResponderExcluir
  7. O grupo "O MOVIMENTO" vem fazer a difrença em nosso Município, com propostas concretas e éticas de se fazer política.

    ResponderExcluir
  8. Hoje, quando li o texto acima, me senti transportado para onde morei por 2 anos, uma cidade muito bonita, limpa, com grandes empresas multinacionais, com teatros, com shoppings, uma orla linda, de gente feliz, que ama realmente morar ali. Sim, tudo que escrevestes eu constatei com meus próprios olhos, vi ali Capitão Poço um dia...
    Eu era averso a Capitão Poço, acho que por ser novo, ou por querer viver coisas além do que minha cidade me proporcionava(na época, e hj continua na mesma, uma pena, mas mudanças viram...) fui atraído a rodar um pouco pelo Brasil, e me deparei com uma grande diferença economica e cultural, mas que la, tbm não tem indices de 100% de positividade. Eles tbm passaram por mudanças, e vejo que isso esta preste a acontecer aqui na minha hoje querida e desamparada Capitão Poço.
    Hoje vejo que por mas que rodemos por outros lugares, sempre lembramos daqui, de amigos, da familia, e depois dessa viajem constatei que assim como vocês, tbm quero essa mudança, sinto a energia de mudar/melhorar me contagiando e quero que essa energia contagie outros e outros, pois lendo os textos, e vendo as pessoas falando a respeito do blog O Movimento nas ruas, creio que é só questão de tempo pra conseguirmos essa tão sonhada Capitão Poço..
    Um Abraço a todos que fazem parte desse Movimento!!!

    ResponderExcluir